Dentre os recursos fisioterapêuticos a Reeducação Postural Global é um método que tem-se mostrado como uma técnica comumente utilizada para a correção das alterações posturais na prática clínica do fisioterapeuta.
A postura é o resultado da disposição dos diferentes segmentos corporais em equilíbrio estável. É variável pelo fato de que, embora sendo comum à espécie, depende também de características pessoais. É variável para um mesmo indivíduo, em função da fadiga, da idade e, claro, da patologia.
A dor é uma modalidade sensorial que desempenha, entre outros, o papel de alerta, comunicando ao organismo que algo está errado. A dor crônica, porém, não tem qualquer função de alerta e gera acentuado estresse e incapacidade, e é uma das maiores causas de afastamento do trabalho gerando um enorme ônus para a nação.
Qualquer que seja a progressividade, toda tentativa de alongamento muscular é desagradável. Aliás, as lesões articulares são refratárias à correção, que, na quase totalidade dos casos, provoca a dor. As mialgias, as tendinites são hipersensíveis ao alongamento.
Fatores emocionais, nocicepção miofascial pericraniana e ineficácia da regulação central da dor são mecanismos relacionados à cefaleia tensional, destacando os fatores psicossociais e a sobrecarga muscular decorrente de uma postura não adequada.
Entre os fatores que promovem e agravam a atividade de pontos-gatilho miofasciais, está a manutenção de uma postura inadequada, que pode favorecer a disfunção da musculatura do pescoço, reduzindo sua mobilidade e causando sobrecarga dos segmentos vertebrais.
O método RPG emprega posturas que trabalham gradualmente o alongamento de músculos específicos de uma determinada cadeia, seja ela anterior ou posterior, e/ou das cadeias estáticas secundárias. A globalidade, que é uma necessidade nos alongamentos, permite voltar da consequência à causa de um problema.
Cada sessão de tratamento deve fixar uma intenção terapêutica. A preocupação de resolver a sintomatologia, seja ela lesional ou morfológica (aqui e agora), reduz ainda o campo de ação dessa concepção da globalidade.
A partir da correção inicial da patologia escolhida, só os elementos a ela relacionados vão aparecer quando da colocação em tensão progressivamente global.
A expressão “posturas de tratamento” (poderíamos dizer também posições de tratamento) quer enfatizar o caráter muito progressivo das trações manuais e a lentidão da progressão angular dos segmentos.
Convém lembrar que ser global não significa pretender corrigir tudo ao mesmo tempo, mas, ao contrário, tratar uma patologia considerando suas particularidades, isto é, no contexto de sua globalidade restrita. Certas posturas são mais generalistas; outras, mais específicas. Estas últimas são, por isso, utilizadas com menor frequência. Todas podem, entretanto, revelar-se indispensáveis.
A escolha de posturas depende da anamnese, do estudo dos documentos apresentados, de um exame aprofundado da morfologia, de testes de mobilidade articular e de amplitude dos movimentos, e da palpação.
A Reeducação Postural Global se dirige a todas as patologias do domínio da fisioterapia.
Problemas morfológicos
Trata-se da vocação primeira da RPG, que se aplica a todos os dismorfismos da coluna vertebral ou dos membros.
Lesões articulares
Todos os problemas articulares de caráter mecânico devem ser tratados conjuntamente à morfologia. As cervicalgias e as lombalgias, acompanhadas ou não de discopatias, são as patologias mais frequentemente encontradas.
Problemas pós-traumáticos
Quer tenham dado lugar à imobilização ou não, eles são acompanhados de retrações musculares e de limitações de amplitudes articulares que devem ser corrigidas.
Patologias neurológicas espásticas
Elas constituem o arquétipo das patologias retráteis organizadas.
Patologias respiratórias
Qualquer que seja sua etiologia, elas se manifestam mecanicamente por um bloqueio respiratório que reduz as trocas.
Estudos relatam benefícios do método de RPG na melhora da força muscular respiratória, expansibilidade torácica, mobilidade tóraco-abdominal e da pressão respiratória máxima, além de redução da dor e da perda urinária em mulheres incontinentes, melhora da flexibilidade, redução da dor lombar e cervical crônica, alteração da atividade eletromiográfica nas disfunções temporomandibulares e da estabilidade postural em alterações ortopédicas de membros inferiores.
A principal razão de ser da Reeducação Postural Global reside na consideração da importância da função estática e do sistema nervoso automático do qual ela depende para o essencial. Ela condiciona as atividades dinâmicas, definindo-lhes os pontos fixos, e garante a estabilidade corporal, de maneira antecipada ou retardada. A função estática merece, portanto, uma consideração igual àquela de que se beneficia a função dinâmica.
No Instituto Fisio, temos os cursos de extensão e formação em Osteopatia, para ampliar seu conhecimento e sua conduta terapêutica. FAÇA PARTE DO INSTITUTO FISIO!
QUER SABER MAIS? FIQUE ATENTO AO INSTITUTO FISIO QUE TRAZ OS MELHORES CURSOS PARA SEU APRIMORAMENTO!